Os conselhos acima sumarizam algumas das questões mais importantes para a avalancagem das startups.
1. "Nós somos o mercado o mercado, nós sabemos o que nós queremos" - Josh Greenberg, e, "Se todos tem voz, nós terminamos com alguma coisa média" - Jason Calacanis, "Se todos amam tudo que fazemos, é porque alguma coisa que fazemos é bem fraquinha" - Jen Bekman. É aquela velha história, se o Ford tivesse perguntado aos clientes o que eles queriam, ele teria montado uma empresa de treinamento de cavalos para charretes. O cliente não sabe dizer o que quer. Nem tem a mínima idéia do que precisa. Cabe a meia dúzia de pessoas que estudam o futuro e o presente dizer a eles o que eles precisam. Todas as empresas precisam desses caras inspiradores. Inovação é algo que realmente vem de cima para baixo. Caso contrário você termina tendo alguma coisa mediana. Nenhum cara realmente FODÁSTICO tem 80% do mercado. Nem Jesus Cristo, nem Steve Jobs nem ninguém. Quando o cara alcança 80% do mercado, ele passa a ser mediano.
2. "Nao gaste muito tempo tentando escolher a oportunidade perfeita, você vai perder a oportunidade certa" - Michael Dell, "Todos os MBAs tem a resposta correta, mas eles não conseguem executar", 'Você tem que especializar o seu produto". O que eu vejo por ai - já falei algumas vezes por aqui - é a incrível vontade dos empreendedores em nascer sendo melhores que IBM, HP, Google ou Microsoft. Eu acredito que é importante prá caramba PENSAR GRANDE e sonhar em derrubar os grandes, mas todos os grandes um dia foram muito pequenos. Eu reconheço que é muito difícil para quem está começando FOCAR em um nicho de mercado. Aparentemente cabe tudo dentro da idéia inicial. Mas, é preciso se especializar. É um tesão ter planos, mapas estratégicos, descricões de cargos etc, mas nada disso é necessário para começar a empresa. Ninguém lê nada. O plano é fazer. Por isso vale muito mais hoje em dia você ser um cara que tem um PENSAMENTO ESTRATÉGICO forte do que ser um cara dono de um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO complexo e confuso.
3. "Você cria alguma coisa ou apenas fica criticando o trabalho dos outros". Fazer supera qualquer teoria ou teórico. Ninguém nunca levantou nenhuma estátua para os críticos e nunca levantarão. A vida é sobre fazer, trabalhar, deixar a sua marca nessa planeta através da sua arte ou produtos que você é capaz de inventar. O único crítico que você precisa ouvir "um pouco" são os seus clientes e potenciais clientes. MAS, no fundo, você tem que ouvir o maior crítico que você conhece: você mesmo. Todos nós sabemos o quanto realmente estamos nos esforçando para fazer alguma coisa ou não. Você sabe onde precisa melhor. Você sabe.
Napoleão dizia que "Apenas a Verdade Ofende". E é isso mesmo. Se alguém te chama de gay e você não é, você não fica ofendido porque sabe que não é gay. Mas quando alguém diz algo que mexe com você, é porque você sabe que é verdade.
4. "Não tem nada de errado em ser pequeno. Você pode fazer grandes coisas com poucas pessoas" - Jason Fried. Fried tem 16 funcionários e mais e 3 milhões de clientes. A Wikipedia também tem 16 funcionários e bilhões de page views. Um dos entraves para todas as startups é encontrar pessoas excelentes que topam a parada da fase inicial da empresa. Para vencer isso, talvez, na fase inicial, não precisamos contratar muitas pessoas. Modelos de colaboração, freelances, escritórios virtuais, empresas juniores de faculdades, talvez sejam a saída para o início de uma startup.
5. "Sempre procure por um tolo em uma negociação. Se você não encontrar um, é porque é você". Cuban fala sobre a REALIDADE. Talvez 20% dos negócios feitos no mundo sejam ganha-ganha, os outros 80% não são. Não é nem por sacanagem, mas porque você não prioriza o seu controle financeiro, o seu "planejamento" do dia etc.
Por outro lado, eu não acho que todas as coisas tem que ser absolutamente ganha-ganha. Eu acredito no capitalismo, portanto eu acredito que os melhores tem que ganhar mais do que a média. Eu acredito que aqueles que trabalham duro tem que ganhar mais do que aqueles que trabalham menos e por ai vai.
Talvez a frase parece dura, mas todos estão aqui para vivenciar experiências duras para crescer.
ARREBENTA!!
"